EVITE o roubo de CARGAS e MERCADORIAS!

25 set, 2017 10:10

Partilhar este artigo

Contrariamente ao que acontece no Brasil e Reino Unido, onde as cargas e mercadorias são frequentemente assaltadas, em Portugal a situação não é tão preocupante. Em todo o caso, e como se diz por cá, “Mais vale prevenir, do que remediar”, e é sobre isso que lhe falamos hoje.

O roubo de cargas e mercadorias é um risco constante para todas as empresas de transporte e distribuição, independentemente da sua área de atuação (Local, Regional, Nacional ou Internacional). Trata-se, portanto, de uma situação, que diariamente preocupa os GESTORES DE FROTA, que face ao exposto, definem e implementam medidas eficazes para evitar os assaltos. Por isso, selecionámos DICAS fulcrais para o ajudar a EVITAR o ROUBO de cargas e mercadorias. Veja quais são abaixo!

COMO EVITAR O ROUBO DE CARGAS E MERCADORIAS?

#1 OPTE POR HORÁRIOS DIURNOS PARA REALIZAÇÃO DO TRANSPORTE

Dependendo da localização do motorista, a maioria dos roubos ocorre durante a noite, pelo que, sempre que possível deve realizar o transporte de mercadorias durante o dia em áreas urbanizadas. Mas na impossibilidade de o fazer em horário diurno, os motoristas devem formar comboios e manter a comunicação entre si e a empresa.  

#2 CONHEÇA PREVIAMENTE OS DETALHES DA ROTA A REALIZAR

Os motoristas não devem realizar paragens em locais desconhecidos, impendentemente do propósito das mesmas (descanso, refeições, etc.). É importante que conheçam os estacionamentos, estações de serviço e locais mais suscetíveis a roubos, para que os possam evitar. Os motoristas jamais devem permanecer dentro do veículo quando estacionado, sem motivo aparente e não devem abrir a porta nem vidro, a estranhos, vendedores e pedintes.

#3 REALIZE ROTAS DIFERENTES

Hábitos rotineiros são facilmente identificados pelos assaltantes, pelo que deve realizar rotas alternativas para entrega da mesma carga ou mercadoria. Assim como, deve evitar as mesmas datas e horários.

#4 UTILIZE UM PROGRAMA DE GESTÃO DE RISCOS

Toda e qualquer empresa de transporte e distribuição, deve ter um Programa de Gestão de Riscos exclusivo. Através deste, os motoristas utilizam uma metodologia que visa prevenir, reduzir e monitorizar os riscos associados às atividades realizadas. Detém informações como: locais de ocorrência de assaltos (ex.: áreas com pouca iluminação ou tráfego, ATMs, estradas de acesso a residências com pouco movimento), caraterísticas e valor da carga ou mercadoria, entre outras.

#5 INVISTA EM AUTOMATISMOS

Hoje em dia já existem inúmeras opções (APPs, GPS e softwares) de controlo da frota via satélite, que apresentam dados sobre a localização, quilómetros percorridos, tempo de descanso, anomalia com a carga ou mercadoria, entre outros.

#6 GARANTA A FORMAÇÃO DOS MOTORISTAS

Todos os motoristas e funcionários da empresa envolvidos no transporte e distribuição de cargas e mercadorias, devem receber formação ao nível das medidas preventivas a realizar em caso de ameaça ou roubo.

Temáticas da formação: perigos nas estradas, diálogo com estranhos sobre a carga ou mercadoria, observação de veículos (carros, motos e camiões em situação suspeita), comunicação às entidades competentes sobre suspeitas.

#7 SE NECESSÁRIO SOLICITE UMA ESCOLTA ARMADA

Sempre que a carga ou mercadoria transportada, assim o exigir, os motoristas podem e devem usufruir de escolta armada, para garantir a sua segurança e do produto que transportam.

#8 PROTEJA OS SEUS VEÍCULOS

Dispositivos de segurança, alarmes e trancas visíveis (tranca, bengala de pedais ou volante), são algumas das melhores opções disponíveis no mercado!

 

Coloque estas DICAS em prática para evitar o roubo de cargas e mercadorias da sua frota e dê-nos o seu feedback! 🚗🔒👍

Para mais informações sobre a GESTÃO DE FROTAS, contacte-nos através do +351 262 830 040 ou do geral@forbiz.pt ou SUBSCREVA a nossa NEWSLETTER para receber conteúdos exclusivos!

#ForBIZGroup #CartãoCombustível #GestãoFrota #GestorFrota #Frota