Como REDUZIR o consumo de COMBUSTÍVEL no Verão?

28 jul, 2017 09:00

Partilhar este artigo

O verão já chegou e com ele regressaram também as temperaturas mais elevadas. Mas já reparou que é durante esta estação do ano que ocorrem maiores GASTOS de COMBUSTÍVEL?! É verdade! E este aumento ocorre principalmente devido a três fatores: AR CONDICIONADO, EVAPORAÇÃO do COMBUSTÍVEL e FALTA de MANUTENÇÃO do veículo. Começa a fazer sentido para si? Muito bem, nesse caso prosseguimos!

Além do notório aumento de consumo de combustível, também a produção de CO2 e respetivos níveis na atmosfera, registam aumentos significativos, particularmente nesta altura do ano. Mas vamos mostrar-lhe porquê e ajudá-lo a REDUZIR o consumo de combustível no verão!

REDUZIR O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL NO VERÃO                      

MANTENHA UMA VELOCIDADE ESTÁVEL

De férias ou em trabalho, quanto maior a velocidade do seu carro, maior a resistência ao ar, logo, maior o consumo de combustível. Mantenha uma velocidade estável e cumpra os limites indicados, pois deste modo poupa de duas formas: no consumo de combustível e evita o pagamento de uma coima. Estudos indicam que uma velocidade de 140km/h regista um aumento de consumo de combustível ao nível dos 25%, comparativamente a uma velocidade de 110km/h.

UTILIZE EXCECIONALMENTE O AR CONDICIONADO

O ar condicionado é o principal inimigo da poupança de combustível no verão, pois aumenta o consumo em aproximadamente 20% (especialmente se a velocidade for inferior a 60km/h)! Portanto se possível, abra as janelas, a sua carteira agradece! 👛😉

Obs.: excecionalmente, utilize o Ar Condicionado durante as deslocações na auto estrada, pois deste modo, tornará o seu carro mais aerodinâmico, promovendo a poupança de combustível.

ESTACIONE À SOMBRA, EVITE A EVAPORAÇÃO DO COMBUSTÍVEL

Certo é, que andar às voltinhas à procura da melhor vaga para estacionar (quem é que não faz isso?!), aumenta o consumo de combustível em qualquer altura do ano, mas no verão é ainda pior. Mais que evitar estes consumos desnecessários, estacione o seu carro sempre à sombra, pois o sol e as elevadas temperaturas do verão, ajudam a evaporar o combustível. No entanto, se não encontrar um lugar disponível à sombra, estacione o carro de forma a que o depósito de combustível não fique exposto ao sol.

REALIZE MANUTENÇÕES PREVENTIVAS

Tal como referimos no artigo anterior sobre a redução de custos de manutenção da frota, é extremamente importante realizar Manutenções Preventivas para evitar as Manutenções Corretivas (que representam gastos superiores).

Mas a verdade, é que no verão o seu carro exige mais atenção da sua parte, nomeadamente ao nível: do reservatório da água, estado da bateria, vida útil dos pneus, sistema de refrigeração do motor, filtros de ar e filtros de óleo.

SEJA SELETIVO COM OS POSTOS DE COMBUSTÍVEL

Preços demasiado baixos e marcas desconhecidas, são muitas vezes sinónimo de combustíveis de má qualidade! Mas por outro lado, os postos de combustível utilizados frequentemente por taxistas ou camiões, representam muitas vezes, combustíveis de qualidade a preços acessíveis.

Todavia, se possível, abasteça no posto de combustível da sua confiança, onde conhece os funcionários e o respetivo produto OU utilize um dos nossos CARTÕES DE FROTA/ COMBUSTÍVEL e usufrua de inúmeros DESCONTOS exclusivos!

 

Agora que já sabe como reduzir o consumo de combustível no verão, marque já a próxima revisão/ manutenção preventiva da sua frota e garanta boas viagens aos seus condutores! 🚗👍

Veja também:

- Artigo “REDUZA os CUSTOS de Manutenção da sua Frota!

- Artigo “Conheça 6 decisões IMPORTANTES do Gestor de Frotas.

#ForBIZGroup #CartãoCombustível #Combustível #GestãoFrota #Verão