Caminhos condicionados, estradas com buracos, obstáculos na via, raízes expostas, entre outros, fazem parte do dia-a-dia dos motoristas das frotas. Que sabem de antemão, que as más condições do piso afetam imediatamente os pneus, aumentando os custos de manutenção e provocando outros problemas no veículo. No entanto, existem algumas práticas que aumentam a durabilidade dos pneus! Sim, leu bem! 😏 Sendo que devem respeitar-se SEMPRE as recomendações indicadas no Manual do Veículo, pois cada carro requer pneus com caraterísticas distintas (suportar o peso do veículo, transmitir a força gerada pela tração, amortecer impactos e garantir a função dos freios).
Mas afinal o que é que pode fazer para aumentar a DURABILIDADE dos PNEUS da sua Frota? Esteja atento às nossas DICAS exclusivas!
10 DICAS PARA AUMENTAR A DURABILIDADE DOS PNEUS DA SUA FROTA
#1 VERIFIQUE REGULARMENTE A PRESSÃO DOS PNEUS
Para evitar o desgaste em zonas específicas do pneu, deve verificar a sua pressão pelo menos uma vez por mês ou num intervalo de tempo inferior, dependendo dos quilómetros e estradas percorridas.
#2 RODE OS PNEUS SEMPRE QUE NECESSÁRIO
Sempre que detetar um desgaste irregular nos pneus ou a cada 10.000km, troque os pneus de posição, os dianteiros com os traseiros ou vice-versa. Deste modo, o desgaste será distribuído de forma homogénea pelos 4 pneus, ao invés de ficar desequilibrado.
#3 CALIBRE E ALINHE AS RODAS
Sempre que rodar ou substituir os pneus, deve calibrar e alinhar as rodas, ou caso sinta alguma trepidação no volante durante a condução.
#4 TENHA UMA CONDUÇÃO DEFENSIVA
Já todos sabemos que praticar uma condução irregular, aumenta exponencialmente o consumo de combustível, bem como, provoca outros problemas no veículo. Acelerações bruscas, curvas a velocidade alta (quanto maior a velocidade, menor a duração do pneu), entre outras, exigem muito mais dos pneus, contribuindo para a redução da sua durabilidade.
#5 CONTORNE OBSTÁCULOS E BURACOS NA ESTRADA
Conduzir entre obstáculos ou em estradas com buracos, não é de todo benéfico para o carro, todavia, se não tiver outra opção, tente desviar-se destes com cuidado e se possível, devagar. Mas tenha em atenção que: sob um obstáculo de última hora, é mais seguro que passe por cima, do que tente desviar-se bruscamente.
#6 RESPEITE AS MEDIDAS
Não é por acaso que o Manual do Veículo, indica as medidas (mínimas e máximas) dos pneus! Se as respeitar, garante melhor desempenho do seu carro e maior segurança e estabilidade.
#7 EVITE O CONTACTO COM PRODUTOS QUÍMICOS OU ABRASIVOS
O contacto dos pneus com derivados de petróleo, produtos químicos, ou abrasivos, danificam a borracha dos pneus e provocam a perda das suas propriedades mecânicas.
#8 OBEDEÇA AO LIMITE DE CARGA DO VEÍCULO
Se ultrapassar o limite de carga definido, além de estar sujeito a uma coima, contribui para que os pneus sobreaqueçam ou se danifiquem. Repare que, a distribuição de cargas deve estar correta e ser respeitada.
#9 OBSERVE O INDICADOR DE DESGASTE DO PISO (TWI)
O Tread Wear Indicator (TWI), apresenta o nível de desgaste do piso do pneu, através dos relevos facilmente observados na roda. Deste modo, saberá rapidamente se o pneu ainda tem condições de uso ou se deverá ser imediatamente substituído.
#10 REALIZE MANUTENÇÕES PREVENTIVAS
Tal como o nome indica, estas revisões verificam o estado dos pneus, amortecedores, freios, molas, rolamentos, rodas e eixos, evitando as manutenções corretivas (cujos custos são particularmente onerosos).
Adote estas medidas e aumente a durabilidade dos PNEUS da sua FROTA! E lembre-se, os seus motoristas devem ter uma condução segura e regular, evitando buracos, acelerações bruscas, ou outras situações que provoquem problemas nos veículos. Um controlo regular dos PNEUS ajudá-lo-á a REDUZIR CUSTOS com a manutenção e a DIMINUIR acidentes nas estradas.
Achou este artigo útil? Então SUBSCREVA já a nossa NEWSLETTER para receber DICAS exclusivas sobre a GESTÃO DE FROTA!
#ForBIZGroup #CartãoCombustível #GestãoFrota #Pneus